Para o louvor da glória de Deus.

Para o louvor da glória de Deus.
Visite-nos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ESCOLA PRESBITERIANA DE MÚSICA DÓ-RÉ-MÍ.

No dia 10 de dezembro de 2011, a IPB em Nova Ipixuna - Pará, ofereceu a Deus, um culto de ação de graças, por mais um ano de trabalho e de bençãos alcançadas no decorrer de todo o ano. O pregador foi o Pr. Dorisvan Ferreira da IPB Nova Vida em Marabá-Pa. O texto da exposição bíblica foi Efésios Cap. 1 vs. 3-14 > 3) Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestial em Cristo,
4) assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5) nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6) para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no amado, 7) no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8) que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9) desvendando-nos o mistério da
sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
10) de fazer convergir nele, na dispensação da prenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11) nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12) afim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13) em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
14) o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Exposição:
O Olhar de Paulo: Nesse texto, Paulo está olhando para a eternidade contemplando a obra do Deus Eterno e diz que esse Deus deve ser bendito por tudo o que ele é e por tudo o que Ele, de eternidade a eternidade, fez a nosso favor. Essa carta é um dos escritos mais preciosos que temos do apóstolo Paulo. É conhecida como Epístola da prisão: No capítulo 3 versículo 1 ele mesmo se intitula de “prisioneiro de Cristo por amor aos gentios...”.
 

A fundação da Igreja: Foi Paulo quem fundou essa Igreja.

a.   A IDENTIDADE DO AUTOR (v.1): “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus”. Escrevendo aos Gálatas no capítulo 1.1, Paulo diz que ele é “apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai...”. 2 Coríntios 5.20: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio.”
b.   A IDENTIDADE DA IGREJA (v.1): “aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus”. Há quatro palavras de identificação dos crentes para os quais Paulo este escrevendo: “santos, fiéis e vivem.”
c.    Paulo fala da obra da Trindade na redenção dos eleitos: olhe ai para esses versos de 3 a 14:
a.  Do verso 4 ao versículo 6 Paulo fala da obra do Pai. Paulo está olhando para a eternidade passada e fala da obra que Deus, Pai, realizou a nosso favor na eternidade. E ele termina com a frase para louvor da glória de sua graça”.
b.  Dos versos 7 a 12 ele mostra a obra do Filho. Ele pinta o quadro histórico da obra sacrificial que Cristo realizou por nós no chão do planeta terra. Não mais na eternidade, mas na história. E termina novamente com a frase: a fim de sermos para louvor da sua glória”.
c.  Finalmente, os versos 13 e 14 mostram a obra do Espírito Santo. Ele olha para a obra do Espírito Santo em nós e a consumação desta obra na eternidade futura. E ele conclui dizendo: “em louvor da sua glória.”
Cada estrofe dessas termina com essa repetição: “para o louvor da sua glória”. E em cada uma dessas estrofes Paulo está enfatizando a ação da Trindade em nossa redenção.
· Aplicação: o projeto da Redenção tem um ponto ômega de convergência: a glória do Deus Todo Poderoso. Tudo tem de convergir para a glória de Deus. A finalidade última da história cósmica é a Glória de Deus. Isso me lembra a primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster: Qual é o fim principal do Homem? R: Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.


Vejamos:
I.    A OBRA DE DEUS PAI NA REDENÇÃO DOS ELEITOS (v.4-6):
Há duas coisas aqui que quero frisar:
a) A PRIMEIRA OBRA DE DEUS QUE PAULO APRESENTA É A PREDESTINAÇÃO OU A ELEIÇÃO (v.4-5):
1.  O AUTOR DA ELEIÇÃO É DEUS, O PAI:assim como nos escolheu, nele...”
Aplicação
1.  O processo de tornar-se um cristão implica uma decisão, que antes de ser nossa, é uma decisão de Deus.
2.  Aprendemos também que é Deus, em seu amor, quem procura os pecadores.
3.  Aprendemos também que a igreja consiste dos escolhidos de Deus.
2.  O FUNDAMENTO DA ELEIÇÃO É JESUS CRISTO (v.4):assim como nos escolheu, nele...”
Aplicação:
1.  A eleição não anula a obra de Cristo.
2.  A mediação de Cristo derrota definitivamente toda arrogância e auto-afirmação humana diante de Deus.

Aplicação: 3.  A ELEIÇÃO FOI FEITA NA ETERNIDADE (v.4): assim como nos escolheu, nele antes da fundação do mundo”.
1.  O Criador de todos os mundos, antes de criar todas as coisas, se importou conosco e nos predestinou para a salvação.
2.  Paulo está mostrando para a igreja em Éfeso que o povo de Deus foi eternamente contemplado por Ele.

4.  A FINALIDADE DA ELEIÇÃO (v.4): para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”.
5.  A FONTE DA PREDESTINAÇÃO (v.4b e 5a): e em amor nos predestinou para ele”. A pergunta a ser feita aqui é: “o que levou o Criador dos céus e da terra a agir de maneira graciosa para com a raça humana caída e engolida pelo pecado?”

6.  A INCONDICIONALIDADE DA ELEIÇÃO (v.5): A eleição é incondicional. 
Aplicação:
1.  Paulo está nos ensinando aqui que Deus não nos escolheu porque previu que iríamos crê, ou porque viu algo de interessante em cada um de nós.

7.  O FIM ÚLTIMO E PRINCIPAL DA ELEIÇÃO É A GLÓRIA DE DEUS (v.6): “Para louvor da glória de sua graça”.

2.    EM SEGUNDO LUGAR, A SEGUNDA OBRA DO PAI QUE PAULO NOS MOSTRA É A ADOÇÃO DE FILHOS (v. 5):e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos”.
 

II.   EM SEGUNDO LUGAR, PAULO NOS APRESENTA A OBRA DO FILHO A NOSSO FAVOR (v.6b-12):
1.  A PRIMEIRA COISA QUE PAULO DIZ É QUE O FILHO NOS REDIMIU E PERDOOU NOSSOS PECADOS (v.7): “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”.
b.   Primeiro, Paulo afirma que em Cristo temos a redenção.
c.    Em segundo lugar, Paulo fala que em Cristo temos a Remissão dos pecados (v.7):
d.   Terceiro lugar, Paulo diz que a redenção e a remissão só foram possíveis por causa da riqueza da graça de Deus manifestadas no sacrifício expiatório de Cristo na Cruz (v.7):

2. SEGUNDO LUGAR, EM CRISTO, DEUS NOS REVELOU O PLANO MISTERIOSO DO COSMOS E DE TODA A HISTÓRIA HUMANA (VV. 9-10):
a.   Primeiramente, Paulo afirma aqui que, Deus tem um plano eterno:
b.   Segundo lugar Paulo afirma que Deus, não apenas tem um plano eterno guardado em silêncio, mas que Ele fez esse segredo conhecido:
c.    Terceiro lugar, Paulo mostra o que esse mistério tem a ver com a história do universo (v.10):
Aplicação:
a)  Aprendemos com isso que O grande propósito da obra da redenção é reconduzir todas as coisas para debaixo da autoridade de Cristo.
b)  Aprendemos também que é só por meio de Jesus Cristo que o homem entende o rumo da vida e da história.
III. Aprendemos também que, Para os cristãos, a morte de Cristo na Cruz é o acontecimento mais importante da história das gerações humanas.

IV.TERCEIRO LUGAR, PAULO DIZ QUE EM CRISTO FOMOS FEITOS HERDEIROS DE DEUS (11-12): “nele, digo, no qual fomos também feitos herança...”

V.  PAULO ENCERRA ESSA SEGUNDA PARTE MOSTRANDO O FIM ÚLTIMO E PRINCIPAL DA OBRA DE CRISTO (v.12): “a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo”.

VI.FINALMENTE, VEJAMOS A OBRA DO ESPÍRITO SANTO A NOSSO FAVOR (vv. 13-14):
a) Primeiramente, ele faz um breve resumo de como se dá o processo de salvação.
No que diz respeito a obra do Espírito Santo, há duas coisas que Paulo mostra aqui:
1.  Primeiramente, Paulo diz que, quando cremos fomos selados: fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. 

2.    EM SEGUNDO LUGAR, PAULO DIZ QUE O ESPÍRITO NOS FOI DADO COMO PENHOR DA NOSSA HERANÇA (v. 14):

A palavra “penhor” era um termo usado no vocabulário comercial. O termo arrabōn era a primeira parcela de um pagamento.
a)  Mas, ele também fala do tempo, ou até quando o Espírito atuará como essa garantia:até ao resgate da sua propriedade...”
b)  Finalmente, Paulo termina falando da finalidade última de todas as coisas: “Em louvor da sua glória.”
 
CONCLUSÃO
Pr. Dorisvan Ferreira.
Quero concluir citando o Catecismo de Heidelberg, pergunta 1: Qual é o seu único conforto tanto na vida como na morte?
R: “meu único conforto tanto na vida como na morte é que eu, como corpo e alma, tanto na vida como na morte não pertenço a mim mesmo, mas pertenço a meu Fiel Salvador Jesus Cristo, que com seu precioso sangue fez plena satisfação por todos os meus pecados e me livrou de todo o poder do diabo. Me guarda de tal maneira que, sem a vontade de meu Pai celestial, nem um só cabelo pode cair da minha cabeça; sim, que todas as coisas sejam subservientes à minha salvação. Por isso também, através de seu Espírito, me assegura da vida eterna e me prontifica e me faz querer sinceramente viver para Ele.”

*********************************************
Ev. Gilson Ferreira
Agradecemos a Deus, por ter Ele, sustentado todos os colaboradores que manteram financeiramente esta escola durante o ano de 2011, todas essas ações foram para o louvor da glória de Deus.

"DEUS SEJA LOUVADO".



Um comentário: