Para o louvor da glória de Deus.

Para o louvor da glória de Deus.
Visite-nos

terça-feira, 10 de maio de 2011

ORTODOXIA E ORTOPRAXIA: VITAL PARA A IGREJA DE CRISTO.


Estudo bíblico
 Todos nós fomos concebidos em pecado, isso fica claro na declaração do salmista Davi: "...Em pecado me concebeu minha mãe Sl.51:5."  Portanto, disse Paulo: "...Não há justo, nem um sequer Rm 3:10." A doutrina do pecado original nos ensina que nós, não somos pecadores porque pecamos, mas, pecamos porque somos pecadores. Desse entendimento vem a expressão "depravação total," embora não sendo esta uma expressão bíblica, pois, foi manifestada por Agustinho, porém uma expressão verdadeira, que o apóstolo Paulo expressa de forma diferente em Ef.2:1 ...estando vós mortos nos vossos delitos e pecados". Diante do que acabamos de ver, entedemos que o nosso relacionamento com Deus está prejudicado sem a mediação de Cristo, ou seja, é impossível relacionarmos com um Deus santo, se somos totalmente depravados. Há então a necessidade de um mediador, e esta é a proposta de que se ocupa as escrituras. Deus enviou o seu unigênito filho para pagar o preço do pecado, visto que esse preço é a morte, pois, o salário do pecado é a morte, o filho de Deus derramou seu sangue como propiciação, para nos purificar de todo pecado. Sendo que somente Cristo morreu sem pecado,  somente Ele pode ser o mediador entre Deus e o homem. Visto que esta é uma doutrina verdadeiramente bíblica, verificamos que a doutrina da igreja católica romana, que declara Maria como uma mediadora, é uma doutrina falsa e ant-bíblica. Concluímos então que: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, poe causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos; e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celetiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ningúém se glorie. Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Ef.2:1-10)". Pela iluminação do Espírito Santo, podemos ver através desse texto que: Estávamos mortos, totalmente depravados; Ele nos deu vida, ressuscitando-nos; e nos assentou nos lugares celetiais em Cristo Jesus; Tudo isso unicamente pela graça, ou seja, sem nenhum mérito nosso. Agora, queremos dizer a todos voces, que o mesmo Deus que nos salvou sem nenhum mérito, também preparou as boas obras para que andássemos nelas. Isto é ortodoxia - doutrina religiosa verdadeira (Fé certa). Mas, não podemos separar ortodoxia de ortopraxia - (vida em ação conforme a doutrina verdadeira). Eu digo sempre: devemos viver o que pregamaos se de fato pregamos a verdade do evangelho e devemos pregar o que vivemos se de fato vivemos a verdade do evangelho. As boas obras são somente aquelas que glorificam a Deus (confissão de fé cap. XVI), "No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus (Jo.1:1)".-(ênfase minha). Tiago falou que nascemos da palavra (1:18), ouvimos a palavra (1:19), acolhemos a palavra (1:21), mas devemos também praticar a palavra. Ouvir a palavra e falar a palavra não substitue o praticar a palavra. Tiago mostra que a maneira como nos comportamos com as pessoas indica o que realmente nós cremos sobre Deus. Não podemos separar relacionamento humano de comunhão divina (1ªJo.4:20). João Calvino (teólogo reformador), disse: A salvação não vem de boas obras, mas vem com elas. Quero deixar um texto para aqueles que dizem ter livre arbítrio (deliberação que depende só da vontade de quem resolve). "Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda Jo.15:16.". DEUS SEJA LOUVADO.

Ev. Gilson Ferreira
IPB Nova Ipixuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário