Para o louvor da glória de Deus.

Para o louvor da glória de Deus.
Visite-nos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MENSAGEM À FAMILIA CRISTÃ.

O poder da fé
“Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva”. (Gn 32:22-32)
Amados irmãos, veremos um pouco sobre a vida de Jacó. Lembramos como este filho do pacto, herdeiro de tão maravilhosas promessas de Deus, desconsiderou frontalmente todas as orientações espirituais que havia recebido de seus pais e foi motivo de grandes discórdias e divisão em seu lar.
Este homem, em seus relacionamentos, mostrou-se desleal e não interessado nos sentimentos daqueles com quem convivia; na vida espiritual, ele sempre se referia ao Senhor como o Deus de seu pai e nunca como sendo o seu Deus; em seus negócios, ele sempre criava um meio de explorar a fraqueza alheia ou impor sua vontade como condição maior; e, em seu lar, sua conduta sempre foi dirigida para a criação de momentos de tensão, divisões e discórdias. Ele sempre pensava em si, em suas necessidades e projetos particulares, a despeito das necessidades mais fundamentais de seu lar.
Diante desta vida atribulada, cheia de discórdias e tristezas, aparentemente o fim deste homem seria tão somente a solidão do deserto e uma pedra por travesseiro (Gn 28:10,11). Contudo, neste momento em que Jacó fugia de sua casa e não buscava Deus, a graça divina o encontrou em uma escuridão existencial profunda, mas não sem solução. Graciosamente Deus se revelou a este filho do pacto e ratificou as promessas feitas a seus pais e lhe disse que aquela terra, na qual ele era um simples peregrino, seria sua e de sua descendência (Gn 28:13,14).
A partir deste momento, mais claramente, a Palavra de Deus nos mostra como o Senhor trabalhou na vida deste filho do pacto até que ele viesse a exercer a fé. E foi no Val de Jaboque que isto ocorreu (Gn 32:22-32). Foi nas trevas existenciais e temores de morte de Jacó que Deus, mais uma vez, revelou-se a este filho do pacto e concedeu-lhe a graça da fé salvadora. Foi neste dia de grandes trevas que a luz divina entrou no coração de Jacó e mudou profunda e radicalmente sua vida.
Sim, a fé que o Espírito Santo infundiu em seu coração não foi uma impressão longínqua, subjetiva, teórica e fraca a respeito da existência de Deus e de Sua presença em sua vida. Não, a fé implantada e nutrida no coração de Jacó foi poderosa para dar a este filho do pacto uma nova forma de ver a si mesmo, a Deus e valorizar sua família.
No val de Jaboque, ele se permitiu sentir a presença relacional de Deus e ser por esta conduzido para um diálogo. Ele disse “eu vi o Senhor”.
Neste mesmo local ele confessou sua completa dependência de Deus (Gn 32:26). Ele disse “não te deixarei enquanto não me abençoares”.
Em situação tão adversa, ele afirmou sua condição de pecador (Gn 32:27). Ele disse “meu nome é Jacó”.
Nesta noite de densas trevas existenciais, ele valorizou a salvação que procede de um verdadeiro encontro com Deus (Gn 32:30). Ele disse “a minha vida foi salva”; e com estas palavras ele expressou que, de fato, havia se encontrado com o Senhor e que aquele encontro havia produzido uma mudança radical e sua vida.
Por fim, como resultado desta fé poderosa que muda conceitos, valores e hábitos, ele assumiu uma nova postura diante de seu lar (Gn 33:3). Jacó foi à frente de sua família e, prostrando-se em terra, buscou reconciliação com seu irmão.
Meus amados, a fé que procede de Deus tem este poder transformador e restaurador de lares. Por ela Deus realiza a obra mais importante dentro da família que é a salvação de almas; e por esta salvação e novo relacionamento com Deus, a família é abençoada e começa a gozar de todas as graças que Deus idealizou para o ser humano desfrutar no recesso do lar. Que neste mês possamos aproveitar os estudos bíblicos, as reuniões nos Grupos Familiares, encontros de casais etc. como meios de confirmar nossa fé e aprimorar nossos valores cristãos relacionados à família.
Só a Deus Glória!!!
Rev. Israel Serique

Nenhum comentário:

Postar um comentário